sábado, 8 de setembro de 2012

CHUPETA… pode??? NÃO!!!!

Marizinha03

Gostaria de compartilhar uma coisa com vocês, que antes me perturbava, agora não mais… Chupeta (pipo ou bico), pode usar ou não???

Confesso que pedi no Chá da Mariana diversas chupetas, ganhei 4 tipos, dois da fase 1 (de 0 a 3 meses) ortodôntico e outro arredondado, e da fase 2 (de 6 a 9 meses), e no dia do parto de Mari, escondi na mala (porque se a pediatra que assistia o parto dela visse, me jogaria do apartamento lá embaixo), e lá fui eu, linda e serelepe para a maternidade, beleza!!! Sempre achei lindo crianças chuparem chupetas mesmo.

Pois bem, o parto foi um sucesso, minha filha linda havia nascido, e lá fomos nós!!! a enfermeira foi ao meu quarto e coloco-a nos meus braços tudo mecanicamente, até virou para minha pequena e foi falando: “Vamos dona Mariana, agora é com você, passou 9 meses sem abrir a boca pra pedir comida, agora você terá que faze-lo sozinha”, e a Mari mal abria a boca pra mamar… na primeira noite comigo ela nem chorou e nem mamou, mas a segunda noite chegou essa menina se transformou, e foi abrindo um berreiro e eu coloquei-a no peito, quem disse que queria??? Então lembrei da tão aterrorizante máquina de calar bebês, a CHUPETA que estava na mala, e enfiei boca a dentro, e ela acalmou, a danada da chupeta cobria quase que a boca o nariz dela inteiro, mas ela acalmou, legal, posso descansar (agora pergunto, cansada de que??? nem tinha feito nada, só não queria ouvir aquele chororô), ela chupou por 3 dias a chupeta, e eu só a tirava quando chegava alguma enfermeira, e minha filha mamou muito pouquinho.

Chegando em casa, minha a neném, ainda não tinha mamado o suficiente, mal abria a boca e largava, e só queria mamar leite materno – acreditem vocês - na chuquinha, eu tinha que tirar leite, colocar na chuquinha para poder alimenta-la… tá, no primeiro dia legal, no segundo, deu pra aguentar, mas no terceiro dia… eu exausta, disse a mim mesma: “será que foi culpa da Rita… ops!!! da Chupeta Maldita?!”

Chorei, me descabelei, implorava para ela pegar, até promessa pra Nossa Senhora de Nazaré eu fiz, pra que ela mamasse no peito, apesar de eu achar lindo a chupeta na boquinha dela, prometi que não a poria mais, comprei um livro ainda grávida, que lá especificava que não se pode dar chupeta para o bebê antes dos 3 primeiros meses de vida, porque são os meses cruciais de contato, momento mãe-neném e eu idiota fui cair na besteira de dar chupetinha pra minha filha, pensem como fiquei mal por isso…

No sétimo dia, já exausta de tirar leite e por na chuquinha, eu me aborreci com a Mariana e disse: “Olha aqui moleca, tenho 31 anos, e não vou perder pra você, ou você mama ou vai ficar com fome, porque a mamãe tá com o leite quase empedrando e você não quer peito!” e fui insistindo, ela chorava, empurrava com as mãozinhas, sacudia as perninhas e nada, eu tirava e tentava de novo, até que ela exausta e faminta abriu mais a boquinha, e quando sentiu o leite, aceitou o seio.

Marizinha01

Ai vocês me perguntam: “E quanto a chupeta?”. Adivinhem?! ela não pegou mais, as 4 chupetas estão aí, pegando poeira, e ela nem quer acordo, a gente consegue por e ela segura, quando descobre que não sai leite, ela faz uma carinha como se fosse vomitar. Ela acha mais gostoso chupar dedo (Oh, God!!!)

Hoje em dia eu aconselho, NÃO DÊEM CHUPETA PARA SEUS BEBÊS, pode atrapalhar no contato da amamentação, já que é preciso este primeiro contato, tanto pro neném quanto pra mãe. Eu aprendi da pior forma que chupeta é mal e faz com que neném acumule gases, também…

Então, fica a dica!


Um comentário:

Você achou interessante o que eu escrevi e resolveu comentar... espero críticas - sejam ela construtivas e destrutivas -, desde que não xinguem, tudo bem.
VOLTE SEMPRE!!