Eu sou amante de sushi, nossa meu irmão me ensinou a gostar e tem sido minha comida predileta... mas estou grávida, e como faz???? já na comida japonesa a iguaria que se apresenta são frutos do mar cru (salmão, lula, camarão), então ai não pode, porque a grávida corre o risco de ter uma contaminação através de alimentos mal lavados, eu como boa amante de comida japonesa, corri atrás de pesquisar sobre o assunto e descobri que GRÁVIDA PODE SIM COMER SUSHI. Erica Mantelli (CRM-SP 124.315), ginecologista e obstetra, graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro e pós-graduada em Medicina Legal e Perícias Médicas e Sexologia/Sexualidade Humana pela USP, responde que sim. mas com um adendo... e vamos a ele.
- Escolher um estabelecimento adequado para o consumo da comida japonesa;
- Saber a origem do peixe;
- Ter atenção ao manuseio do peixe e aos cuidados de higiene no estabelecimento;
- Escolher um bom peixe para ser consumido;
- Limitar a quantidade de peixe consumida durante a semana.
congelado, porque o processo de congelamento elimina as chances de um risco de contaminação por algum parasita”, explica.
Erica alerta ainda que o mesmo cuidado vale para a ingestão de outros alimentos, como frutas e saladas, que também exigem cuidados em relação ao manuseio e preparo.
Geralmente, destaca a ginecologista e obstetra, peixes de águas mais profundas ou peixes maiores tendem a ter mais mercúrio, como é o caso do atum.
Carne crua: Adriana de Góes, especialista em Reprodução Humana Assistida, Ginecologia e Obstetrícia, ressalta que alguns alimentos podem transmitir doenças por estarem contaminados, podendo prejudicar o bebê. Por isso, é recomendado evitar especialmente carnes cruas. Erica Mantelli acrescenta que a carne crua, principalmente a bovina e a suína, pode estar relacionada com doenças, principalmente cisticercose, por isso evitá-la é tão importante.
Ostras: Erica destaca que não é recomendado o consumo porque a ostra pode estar contaminada e levar a problemas de saúde importantes.
Embutidos e alimentos industrializados: Erica explica que a grávida deve evitar o consumo de embutidos (presunto, peito de peru, salsicha etc.), alimentos com uma quantidade elevada de sódio e alimentos industrializados.
Álcool: como não há ciência sobre um “limite seguro”, o consumo de álcool não é recomendado na gravidez. Qualquer dúvida neste sentido, porém, deve ser discutida em particular com o médico obstetra de cada paciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você achou interessante o que eu escrevi e resolveu comentar... espero críticas - sejam ela construtivas e destrutivas -, desde que não xinguem, tudo bem.
VOLTE SEMPRE!!