quarta-feira, 21 de maio de 2014

Coração Partido

Estamos passando pela barra da perda do meu irmão, já fazem 21 dias que ele se foi, e notamos que o único membro da família que ainda não tem conformação, que está apresentando sintomas de depressão é meu pai, então lendo pela internet descobri algumas caracteristicas parecidas com o que ele tem, chamado de Coração Partido, é muito comum quando acontece uma perda.

Síndrome do coração partido

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um coração partido no meio é o símbolo desta síndrome. Coração partido é uma metáfora comum usada para descrever a intensa dor psicológica ou sofrimento que a pessoa sente depois de perder um amado, por morte, divórcio, fim de relacionamento, separação, traição ou amor não correspondido.

É normalmente associado com a perda de um cônjuge ou parceiro romântico, embora a perda de pais, filhos, animais de estimação ou amigo íntimo também "pode quebrar o coração" de alguém, e o sentimento é frequentemente experienciado durante fases de luto e pesar. A frase refere-se à dor física que pode ser sentida no peito como resultado da perda, embora também, por extensão, inclua o trauma emocional, mesmo que não seja acompanhado de dor somática. Embora a dor do "coração partido" não implique normalmente um defeito físico no coração, existe uma patologia conhecida como "cardiomiopatia Takotsubo" (Síndrome do Coração Partido), onde um incidente traumatizante desencadeia no cérebro a distribuição de substâncias químicas que enfraquece o tecido do coração.

De acordo com "The Lancet", descobriu-se que o risco de morte aumenta em pessoas que tiveram seus corações partidos.

 

Sintomas

Os sintomas de um "coração quebrado podem se manifestar por dor psicológica mas para muitos o efeito é físico. Embora a experiência é considerada indescritível comumente, a seguinte lista descreve os sintomas comuns que acontecem:

  1. Uma tensão percebida do tórax, semelhante a um ataque de ansiedade
  2. Perda de apetite e/ou dor de estômago
  3. Insônia parcial ou completa
  4. Raiva
  5. Choque
  6. Nostalgia
  7. Apatia (perda de interesse)
  8. Sentimentos de solidão
  9. Sentimentos negativos e desespero
  10. Perda de auto-estima e/ou de amor próprio
  11. Doença médica ou psicológica (por exemplo depressão)
  12. Pensamentos suicidas (em casos extremos)
  13. Náusea
  14. Negação
  15. Fadiga

Tratamento

Por ser um trauma emocional subjetivo e não uma condição médica, o tratamento convencional não existe. Dependendo da natureza psicológica de um indivíduo e a severidade do trauma, o comprimento de tempo para os sintomas para desaparecer naturalmente variará. Na maioria dos casos, os efeitos durarão por um período de alguns meses. Porém, há casos nos quais um tempo mais longo é exigido para recuperação. É dito que a única cura para um coração quebrado é tempo, verdadeiro amor ou aceitação da perda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você achou interessante o que eu escrevi e resolveu comentar... espero críticas - sejam ela construtivas e destrutivas -, desde que não xinguem, tudo bem.
VOLTE SEMPRE!!