terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Pensando na Escola Perfeita...

Lendo meu face vim um comentário sobre 3 tipos de métodos de ensino, e me interessei, não sabia que existiam tais métodos (pelo menos aqui só ouvi falar do Kumon*), e resolvi pesquisar, porque daqui a pouco a minha filha vai pra escola.
Enquanto a infinidade de opções para a educação infantil são uma coisa maravilhosa, atravessar as várias filosofias de orientação pode se sentir um pouco esmagadora. Para torná-lo um pouco mais fácil para os pais, ou talvez para despertar algum interesse, eu gostaria de dar uma breve descrição de três dos mais comuns métodos "alternativos" de educação infantil. Esteja ciente de que há muito mais para cada um deles. Este é apenas um pouco de informação para dar-lhe algum conhecimento ou talvez para ser um ponto de partida para a sua própria pesquisa.

As Origens da Montessori, Reggio Emilia, e Waldorf


Montessori é a filosofia e a prática desenvolvida pela Dra. Maria Montessori da Itália. Dra. Montessori freqüentou a escola médica em um momento em que as mulheres era praticamente desconhecidas. Após a formatura, ela começou a trabalhar com crianças institucionalizadas e deficientes mentais. Ela desenvolveu uma gama de materiais e métodos para ajudá-los em seu desenvolvimento cognitivo, e de outra forma. Quando seus alunos, que tinham desafios significativos à aprendizagem, executado tão bem como se fossem crianças ditas "normais" no sistema de ensino de seu tempo, Montessori começou a questionar esse sistema e estabelecidos para tentar seus métodos com crianças "normais". Ela estabeleceu a primeira Casa dei Bambini ("Casa da Criança") para as crianças que vivem em habitações cortiço no bairro San Lorenzo de Roma, Itália, em 1906.

Reggio Emilia também tem suas origens na Itália, na província de Reggio Emilia. Seus primórdios vieram na esteira da liberdade da Itália pós Segunda Guerra Mundial a partir de domínio fascista. O pai da abordagem era um professor de ensino médio com o nome de Loris Malaguzzi, que colaborou com as famílias para criar um novo sistema de educação para as crianças - que era centrada na criança, reconhecer e honrar a individualidade de cada criança. As primeiras escolas de Reggio Emilia eram verdadeiramente um esforço da comunidade, a ser construído, literalmente, desde o início pelas famílias que seriam parte de suas comunidades. Graças ao trabalho de Malaguzzi, em 1963, o governo da cidade tinha começado a assumir a responsabilidade pela gestão das escolas do povo e da pré-escola municipal primeiro foi aberto.

Escolas Waldorf, também chamados de Escolas Steiner, são baseadas na filosofia educacional de Rudolf Steiner, filósofo austríaco cujos sentimentos sobre educação estavam intimamente ligado à sua filosofia espiritual. A escola Waldorf primeiro foi iniciado na Alemanha em 1919 após a publicação do primeiro livro de Steiner sobre a educação em 1907, A Educação da Criança. Curiosamente, esta primeira escola foi aberta para servir os funcionários da empresa de cigarros Waldorf-Astoria em um pedido de seu proprietário. Essa primeira escola cresceu rapidamente para incluir um grande número de alunos sem ligação com a fábrica, no entanto, e antes do modelo que inspirou a abertura de escolas semelhantes em toda a Europa. Em 1938 o movimento tinha feito o seu caminho para os Estados Unidos também.

Os métodos nos dias atuais


Escolas Montessori hoje atendem crianças desde o nascimento até o fim do ensino médio. A faixa etária mais comumente servido é a mesma com que o Dr. Montessori começou seu trabalho na Casa das primeiras crianças: as idades de 2 a 6. O nome Montessori não é protegido, então não há nada para impedir que qualquer indivíduo, com ou sem formação e compreensão da filosofia, de abrir uma escola e chamando-o de uma escola Montessori. Porque não existe um único, o corpo central de organização com que as escolas devem ser registrados, é difícil dizer exatamente quantas escolas verdadeiras existem, mas montessori.edu estima que existam cerca de 4.000 escolas certificadas Montessori em os EUA, e 7.000 em todo o mundo . A maioria das escolas em os EUA são programas privadas, mas públicas e escolas charter não existem. Há cerca de 200 programas públicos Montessori na América do Norte hoje. A americana Montessori Society e a Associação Montessori Internationale são os dois mais amplamente reconhecidas professores organizações de certificação e acreditação de escolas que seguem a filosofia do Dr. Montessori e empregando os materiais que desenvolveu. Listas de escolas afiliadas podem ser encontradas em seus sites.

Escolas Reggio Emilia servia originalmente filhos desde a infância até a idade de seis anos, mas em anos mais recentes educadores inspirados pelo modelo têm procurado aplicar práticas semelhantes aos utilizados nas escolas de Reggio Emilia para o elementar, e até mesmo a sala de aula do ensino médio também. Não há prescrito Reggio Emilia método, nenhuma organização de certificação, e nenhum conjunto de requisitos, por isso é difícil dizer quantas escolas Reggio inspirados existem hoje. O norte-americano Reggio Aliança fornece um mapa de escolas relacionados, mas certamente não é exaustiva, mostrando apenas um punhado de escolas na América do Norte. Municipais Reggio Emilia criança-criança centros e pré-escolas continuam a prosperar em Reggio Emilia e servir como um ponto de referência para educadores inspirados em todo o mundo. A exposição itinerante chamado Os Cem Linguagens da Criança foi criado pelos professores de Reggio Emilia em 1981 e mostra seu trabalho com as crianças.

Escolas Waldorf hoje são encontrados em mais de 60 países, com cerca de 2000 ou mais programas de primeira infância sozinho. América do Norte tem pelo menos 11 programas de treinamento através do qual os professores podem aprender como implementar a filosofia de Rudolf Steiner com crianças. Programas Waldorf atender crianças desde o nascimento até a primeira infância, e mesmo ao longo dos anos do ensino médio em algumas localidades. Organizações como a Associação de Infância Waldorf precoce da América do Norte (Wecan) , A Associação de Escolas Waldorf da América do Norte (AWSNA) , ea Associação Internacional de Steiner / Waldorf Educação Infantil (IASWECE) ajudam a preservar os ideais da Pedagogia Waldorf, apoiar os professores, e manter os métodos relevantes para as crianças de hoje.


Os Métodos


Montessori professores acreditam que a criança é guiada por uma espécie de mestre interior, e que isso, naturalmente, atrai para atividades e experiências que irão ajudá-los a completar cada estágio de seu desenvolvimento em sucessão. O papel do professor é o de preparar e manter um " ambiente preparado "que é cuidadosamente ordenada e rico em materiais e oportunidades que permitem que cada criança a seguir a sua unidade interna para a experiência e aprendizagem. Com as crianças, o papel do professor é antes de tudo observar, usando o que eles aprendem a determinar como eles podem mudar o ambiente para melhor atender as crianças. Ele ou ela também está lá para ser uma ajuda para as crianças, oferecendo aulas individuais em novos materiais e orientar as crianças em seu trabalho quando necessário. O ambiente é decorado com materiais exclusivos para o método Montessori, muitos dos quais foram projetados pelo Dr. Montessori si mesma. Os materiais são organizados do simples para o complexo, levando a criança a partir de um nível de compreensão para o outro, eles estão apelando para a criança, tanto visualmente quanto em que eles são agradáveis ​​para se trabalhar. Uma característica essencial dos materiais é que eles contêm construído em um controle de erro, ou alguma característica que permite que a criança dizer claramente quando eles cometem um erro, permitindo a auto-correção.

Montessori se concentra em cultivar o desejo da criança embutido para aprender e, portanto, não envolve quaisquer castigos ou recompensas, confiando em vez de habilidade da criança de aprender com as naturais consequências de suas ações. Salas de aula de Montessori são multi-idade. Em vez de ter a cada ano em uma sala separada, as crianças são agrupadas por planos de desenvolvimento. Nascimento aos 18 meses são vistos frequentemente juntos, então com 18 meses a dois anos e meio. 2 1/2-6 anos trabalham em conjunto, então há 6-9, 9-12, e assim por diante. Isso permite que as crianças mais jovens a aprender com seus colegas mais velhos e oferece às crianças mais velhas a oportunidade de atuar como mentores, modelos, e professores. Veja este link para um olhar perspicaz em um dia típico na casa de uma das crianças de Montessori.

Reggio Emilia

Reggio Emilia inspirado escolas ter uma abordagem colaborativa para a aprendizagem, vendo a criança como um ser social. Os professores estão preocupados com as crianças, como parte de todo o grupo e procurará promover relações significativas entre as crianças e seus colegas, toda a comunidade eo meio ambiente. Um princípio importante de Reggio educação é os cem linguagens da criança . Malaguzzi descrito crianças como tendo cem maneiras de pensar e aprender, através do trabalho, bem como a reprodução, através da criatividade, através da ciência, assim como a imaginação, a fantasia, bem como a realidade, e assim por diante.

Professores em Reggio inspirados escolas não seguem um currículo pré-determinado, em vez de apoio à exploração e de aprendizagem das crianças sob seus cuidados através de qualquer desses "cem linguagens" As salas de aula multi-etários de Reggio de inspiração escolas geralmente têm dois professores, sem hierarquia entre eles, que agem como um colaboradores no aprendizado das crianças: pesquisar, observar e documentar em diferentes fases do trabalho em curso. O ambiente é considerado o terceiro professor, e é projetado para a aprendizagem e exploração que favoreça o desenvolvimento da criança cem idiomas. A sala de aula é para ser uma extensão do resto do mundo da criança, e é, portanto, concebido com uma beleza e complexidade que reflete a cultura em que as crianças estão crescendo. O ambiente também reflete a abordagem baseada em projetos de aprendizagem nas escolas de Reggio por adornar as paredes com "painéis de documentação", relatando o trabalho das crianças em projetos anteriores, bem como os atuais. site Essa escola oferece uma descrição do seu Reggio-inspirado salas de aula e uma descrição de sua programação diária. blogs Esta escola também oferecem um olhar perspicaz para a vida da escola.

Waldorf

Pedagogia Waldorf vê a criança como um ser completo, composto de corpo, alma e espírito, e as tentativas para cuidar da criança como um todo, ajudando-o a subir para o seu pleno potencial. Escolas Waldorf oferecem um belo ambiente de aprendizagem simples que se sente muito mais como uma casa. Na infância, ele é mobiliado com abertas brinquedos e atividades que permitem que as crianças a usar a sua própria criatividade e imaginação. O currículo de uma escola Waldorf não é puramente de natureza acadêmica, mas inclui arte, atividades práticas e educação física também. Celebrações sazonais têm um papel importante no ritmo de vida em uma escola Waldorf. O desenvolvimento do currículo acadêmico é referido como "uma espiral para cima" e "para fora", como ele apela para os interesses naturais da criança com base em estágios de desenvolvimento à medida que crescem, e mais tarde vai 'sair', tendo uma mais aprofundada as coisas que foram estudados no passado.

O papel do professor Waldorf, também, muda para atender às necessidades de desenvolvimento da criança. Nos primeiros anos, ele ou ela nutre os filhos enquanto se ajustam pela primeira vez para a vida escolar. Na primeira infância, quando as crianças aprendem muito por imitação, o professor atua como um modelo na sala de aula. Logo, como as crianças crescem e buscam uma autoridade para aprender, o papel do professor muda ligeiramente. Na situação ideal, o mesmo professor vai ficar com um grupo de alunos ao longo dos oito anos de ensino fundamental e médio. Isto dá ao professor uma capacidade única de conhecer as crianças individuais ea melhor forma de ensiná-los, e permite um nível profundo de colaboração com os pais, como o professor torna-se quase como um outro membro da família da criança. Este site oferece um olhar em um dia típico em um jardim de infância Waldorf.

Reflexões

"Tendo sido um dos três irmãs para começar em Montessori e agora ter três filhos a fazer o mesmo, eu posso ver, de muitas formas como Montessori comemora o indivíduo e respeita toda a comunidade de forma tão clara. Meus filhos têm personalidades diferentes, mas Montessori permite que eles sejam exatamente quem eles são, atende a seus pontos fortes, desafiando as suas hesitações da maneira mais carinho. Professores dedicados Montessori são o maior presente que você pode dar a seus filhos. A fundação que receberá a partir deles é simplesmente notável. "-Catherine, Montessori mãe de Alex, Ryan, e Charlie, em Fort Collins, Colorado

"Eu amo trabalhar com crianças no sistema Montessori, porque a filosofia flui tão naturalmente com o desenvolvimento da criança como um todo: mente, corpo e espírito. Guias de Montessori crianças filosofia a respeitar-se, aos outros e ao mundo ao seu redor. "-Monica, Montessori Guia, em Austin, Texas

"Como um guia de Reggio Emilia Eu amo ser capaz de realmente seguir a criança e do grupo como um todo através de todo o processo do projeto de grupo. Reconhecendo que todos nós temos para oferecer presentes e todos eles são de igual importância é a personificação dos Cem Loris Malaguzzi de Idiomas da Criança. Vendo um grupo de crianças realmente ajudando uns aos outros e trabalhar juntos é incrível. Não importa onde essas crianças acabam em sua viagem através da vida, a base de bondade, juntos [ness], graça e estão sempre lá "-. Jordânia, Reggio Guia, em Austin, Texas

"O que eu amo sobre Reggio é que as crianças são capazes e confiantes, e são incentivados a explorar o ambiente livremente ... Outro aspecto sobre Reggio que eu absolutamente adoro é o uso da sala de aula, e como ele é encarado como um terceiro professor. As crianças são incentivadas a ver a placa de documentação e lembrar o seu trabalho a partir das últimas semanas. ", Adrian, Reggio Guia, em Austin, Texas

"Os professores Waldorf se esforçar para buscar e cultivar a capacidade de gênio em cada estudante. Ao invés de ver a nossa missão de encher os cérebros dos alunos com informações, nós tentamos, através do nosso método e nosso currículo, para desbloquear capacidades de gênio em todos os alunos. A citação de Einstein famoso, "O verdadeiro sinal de inteligência não é o conhecimento, mas a imaginação", é um princípio fundamental da educação Waldorf "-. Lori Kran , professor Waldorf em Cincinatti, Ohio

"... Cada aluno da Escola Waldorf Cincinnati aprende a fazer pão, costurar elefantes de pelúcia, meias de malha, bolsas de crochê, esculpir tigelas de madeira, flores de plantas, tocar violino, construir pontes de madeira em caminhos florestais, cantar, dançar, atuar, e jogar juntos, independentemente do sexo. "Margaret-Kran-Annexstein, ex-aluno Waldorf

Leitura

Veja: Três Abordagens da Europa: Waldorf, Montessori, e Reggio Emilia para uma análise mais aprofundada e uma comparação destes três métodos.

Para um interessante olhar para a conexão entre Montessori e educação Waldorf, veja: Montessori e Steiner: um padrão de Simetrias Reversa

Veja: americana Montessori Society , Associação Montessori Internationale , e Escola Montessori de Oakton para mais informações sobre Montessori, ou visite: recursos do pai Wikisori para uma grande lista de artigos e blogs com informações Montessori.

Para saber mais sobre Reggio Emilia, consulte Compreendendo a Abordagem Reggio , na América do Norte Reggio Emilia Aliança , Escola de semente de mostarda , e as Secretarias Municipais Infantil Criança-Centros e pré-escolas de Reggio Emilia

Para saber mais sobre Waldorf, visite: Musings Pedagogia Waldorf: Blog Lori Ann Kraun de Kranium , Respostas Waldorf , Pedagogia Waldorf

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